terça-feira, 4 de março de 2008

Crise no contexto Internacional - Tinha que ser o Chávez !!!


Será que termos uma Guerra na America Latina ???


O ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) disse hoje que o governo da Colômbia deve fazer um novo pedido de desculpas ao Equador. A crise entre os dois países foi deflagrada pelo ataque militar colombiano em território equatoriano na madrugada do sábado, que provocou a morte do porta-voz internacional e número dois das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Raúl Reyes.

Segundo Amorim, o pedido de desculpas não deve ter condicionantes. "Deve haver um pedido de desculpa não qualificado, que abaixaria a temperatura da crise", disse ele.

Para o ministro, esse pedido não deveria ser limitado para buscar um acordo de paz na região.

Amorim disse que o governo brasileiro apóia que esse seja o principal assunto da reunião de amanhã do conselho da OEA (Organização dos Estados Americanos), em Washington (Estados Unidos). Ele reiterou que o Brasil condena qualquer tipo de incursão que indique "invasão ou violação territorial".

Amorim evitou comentar a disposição do presidente da Venezuela Hugo Chávez de enviar tropas para a região de conflito.

Segundo o ministro, a preocupação do governo brasileiro agora é buscar uma solução para a crise. "É uma situação muito grave, que inspira muita preocupação."

Tensão

Chávez, que é aliado do presidente do Equador, Rafael Correa, se envolveu no conflito, ordenou o fechamento da embaixada em Bogotá --sem titular desde o final de novembro do ano passado--, e disse ter enviado dez batalhões para a fronteira com a Colômbia.

Correa, por sua vez, também anunciou a "expulsão imediata" do embaixador da Colômbia em Quito, Carlos Holguín, após a retirada de seu embaixador em Bogotá, Francisco Suéscum, e solicitou uma reunião urgente da OEA (Organização dos Estados Americanos) e da CAN (Comunidade Andina de Nações) para tratar do ataque colombiano ao território equatoriano.

Nenhum comentário:

 
Google
!-- Google Search Result Snippet Begins -->