sexta-feira, 7 de março de 2008

Crise entre o Brasil e Espanha.

Agência Reuters anuncia hoje no Rio de Janeiro que Oito cidadãos espanhóis foram impedidos de entrar no Brasil e mandados de volta para a Espanha após terem desembarcado no aeroporto internacional de Salvador, na Bahia, sem apresentar as garantias exigidas por lei para a imigração, informou nesta sexta-feira um funcionário da Polícia Federal.

O repatriamento, ocorrido na noite de quinta-feira, aconteceu um dia após um grupo de brasileiros ter sua entrada na Espanha negada e ter sido retido no aeroporto enquanto aguardava um vôo de volta ao Brasil. O episódio irritou as autoridades brasileiras que ameaçaram adotar tratamento similar aos espanhóis que vêm ao país.

Os brasileiros deportados têm desembarque de volta para o país previsto para esta sexta-feira.

Os espanhóis que tiveram a entrada no Brasil recusada --cinco homens e três mulheres-- foram mandados de volta para a Espanha por não terem apresentado dinheiro suficiente para ficar no Brasil e nem reservas em hotéis, entre outros requisitos exigidos pela lei, segundo o funcionário da imigração da PF no Aeroporto Internacional de Salvador.

"Eles desembarcaram por volta de 21h30 e voltaram no mesmo vôo, às 23h", disse à Reuters por telefone o funcionário da PF. "Eles não preenchiam os requisitos para imigração."

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou na quinta-feira que estava examinando a adoção de medidas em resposta ao ocorrido com brasileiro na Espanha, "tendo em conta, inclusive, o princípio da reciprocidade", segundo nota oficial.

O funcionário da PF informou que a recusa à entrada dos espanhóis se deu exclusivamente por questões imigratórias.

De acordo com a nota divulgada pelo Itamaraty, a negativa dada a brasileiros que tentam entrar na Espanha vêm se repetindo e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, já declarou ao seu colega espanhol estar "insatisfeito" com essas restrições e pediu "tratamento digno" aos brasileiros que pretendem entrar na Espanha.

No grupo barrado esta semana na Espanha, estavam dois estudantes que participariam de um congresso em Lisboa, Portugal, e faziam escala em território espanhol.

Nenhum comentário:

 
Google
!-- Google Search Result Snippet Begins -->